|        

Xana . arco do triunfo . Barcelona . 2009

(cruzamento da Av. Diagonal com Les Gardinets de Grácia, Barcelona, Catalunha, Espanha)

Na sequência de obras anteriores em que me apropriei de objectos industriais e os recontextualizei em composições artísticas, desenvolvI em Barcelona uma construção intitulada “Arco do Triunfo”.
Esta obra dEU continuidade à exploração das qualidades plásticas dos objectos industriais que tenho vindo a desenvolver em diversas instalações desde 1993 e que No verão de 2008 se concretizou em intervenções em praias do Algarve. Ai numa série intitulada “Areia para os olhos”, realizei diversas construções efémeras e respectivas performances construtivas, criei o ”Muro de Lisboa”, a“Porta da Europa” e a “Ponte de África”. títulos que sugerem e questionam as relações de poder, económicas e fronteiriças, entre as regiões.

dando continuidade a esse trabalho, instalei em Barcelona uma obra em que prossEgUI essa linha intervenção no espaço público, com caixas contentoras de plástico como módulos de uma construção escultórica. Esta obra  executada com contentores de mercadorias provoca estranheza pela relação entre materias "pobres" e a dimensão simbolica e monumental.  Traz, assim, para o centro da cidade, os objectos que normalmente se encontram nos bastidores da indústria, da agricultura ou dos espaços comercias. Numa estratégia pós-duchampiana, de deslocação de contexto dos objectos industriais para o espaço artístico, mas agora como alfabeto artístico com a qual se pensa e constrói uma outra realidade. Apresentou-se um discurso visual que questiona o quotidiano urbano, os significados dos objectos e afirma a liberdade possível na utilização dos  materiais artísticos.

using allyou.net