|        

“Areia para os olhos” - XANA

Algarve – Portugal (praia da Rocha - Portimão, praia de Santa Eulália, praia de São Rafael - Albufeira e praia de S. José - Quarteira), Verão 2008.

Comissariado: João Fernandes para a exposição “Holidays in the Sun”

Esta intervenção foi realizada para a exposição “Holidays in the Sun”, a convite do curador João Fernandes, Director do Museu de Serralves. O título cita uma antiga canção dos Sex Pistols e foi o ponto de partida para a apresentação de nove trabalhos de artistas portugueses e estrangeiros que intervieram em espaços públicos não convencionais do Algarve.
Como escreveu João Fernandes para este projecto: “Em férias o mundo não pára, apesar da aparente suspensão do tempo e das agendas que redefine o quotidiano nesses dias que marcam uma excepção no calendário anual do trabalho. Os jornais continuam a ser editados, a televisão continua a transmitir notícias e todos nós, nas nossas férias, fomos já sobressaltados por acontecimentos que nos despertam para esse mundo que pensávamos ter esquecido.”
Foi neste contexto curatorial que apresentei um conjunto de instalações/performances intituladas globalmente “Areia para os olhos”, titulo obviamente de referência irónica aos espaços das praias, locais onde as intervenções se realizaram.
As intervenções foram apresentadas semanalmente, de Junho a Setembro de 2008, no areal de diversas praias do Algarve onde foram construídas arquitecturas efémeras, com produtos industriais de plástico (baldes e contentores comerciais). Foram concebidos quatro modelos de instalação diferentes que se pretenderam potenciadores de interferir na rotina do turista veraneante, introduzindo elementos escultóricos, que potenciassem a produção de um discurso poético nos espectadores.
E foi a partir das performances dos “actores” (assistentes de montagem) que se estabeleceram possíveis ligações a memórias do quotidiano dos cidadãos relacionadas com o acto de construir, a ideia de muro, de ponte e porta. 

using allyou.net